Sempre,sempre geografia! Espero sua visita e colaboração. Trocas e novidades...

Santo Ângelo " O melhor lugar que há" / Música mais popular V Canto Missioneiro

Clique aqui e escolha a sua no Site TonyGifsJavas.com.br

domingo, 9 de outubro de 2011

Informações e fotos coletadas na excursão aos Sítos Arqueológicos



           Nesta excursão realizada no dia 28 de setembro de 2011, nos acompanhou e palestrou a Profª Nadir Lurdes Damiani, da Associação de guias de turismo das Missões. 
           O primeiro Sítio Arqueológico visitado foi o de São João Batista no muicípio de Entre-Ijuís
Chegada no Patrimônio Nacional São João Batista, uma das Sete reduções jesuítico-guarani com identidade preservada nas pedras, evidência de organização estrutural parecida com as demais.
Entrada na antiga igreja, acesso construido para preservação das pedras das ruínas.
           Nossa guia palestrante Profª Nadir e os alunos registrando com seus laptops.

















Ruínas remanescentes de São joão Batista. Nela encontramos muitos buracos no solo onde procurava-se ouro.



Lindos postais das árvores nativas que cresceram entra as ruínas:


                                                            Ação para preservação
                                                        Local onde situava-se a escola
A quinta que ficava atrás da casa dos padres e da escola
A vegetação é típica do bioma campo, rasteira ou arbustiva, constituida principalmente de gramíneas e árvores esparsas. Outros tipos de vegetação de destaque são os cactos e bromiliáceas que crescem entre os muros. No local os alunos observam a árvore chamada cobrina, onde a semente era usada para fabricar tinta vermelha usada na pintura dos indígenas e das folhas faz-se uma infusão com álcool ou cachaça para picada de insetos. Sua folha era usada também para picada de cobra.
Ao fundo Mato de branquilhos

Timbaúva, "orelha de macaco" 


















Dentro da redução o cemitério ficava ao lado da igreja. As comunidades recentes ocuparam o cemitério com suas sepulturas, o que diferentemente nas outras reduções foi preservado.

 A redução foi fundada pelo Padre Antônio Sepp, músico além de outros ofícios, fundou a melhor escola de música com atelier para a confecção de instrumentos musicais que atendiam a todas as Missões.

          Este monumento encontra-se na entrada do Sítio Arqueológico, esculpido por Valentim Adamowich, também responsável pela fachada da Catedral Angelopolitana.
          Padre Antônio Sepp também extraiu o primeiro ferro das Missões em São João Batista . Do subsolo era retirada a pedra itacuru ou pedra cupim com 40% de minério de ferro.Fundou a primeira fundição de minério de ferro da América Latina, fazendo instrumentos de toda a espécie, bem como os sinos das igrejas.
          Há mais de 300 anos atrás esta redução era autosuficiente, o local foi escolhido pela grande quantidade de alimentação, madeira e água.Sua decadência ocorreu com a guerra guaranítica.
          Anos depois recebeu imigrantes alemães, dos quais três famílias estabeleceram-se no localcontinuando o trabalho com fundição de ferro.





Nenhum comentário:

Postar um comentário