Sempre,sempre geografia! Espero sua visita e colaboração. Trocas e novidades...

Santo Ângelo " O melhor lugar que há" / Música mais popular V Canto Missioneiro

Clique aqui e escolha a sua no Site TonyGifsJavas.com.br

8ª série

Bom Dia
Coloque uma Linda Imagem na Página Inicial do Google!


Página em construção.
Esta página será destinada aos trabalhos propostos à turma sobre o Projeto Missões no contexto histórico. Este projeto encontra-se na blog da escola: ucacatarina.blogspot.com






TAREFAS :
1- Criar um arquivo no processador de textos com o nome " Geografia - Projeto Missões" e salvar
2- Realizar as pesquisas e atividades neste arquivo que quando concluido será enviado para o e-mail a ser fornecido pela professora
3- Assistir os vídeos sobre as Missões Jesuíticas, anotar os dados referentes ao trabalho que será realizado pela turma.
4- Gravar depoimentos  na visita aos sítios arqueológicos.
5- Registrar a arte missioneira exposta no museu de São Miguel com fotos e anotações.
6- Pesquisar com guia sobre o trabalho de preservação dos sítios arqueológicos
7- Fazer uma análise dos efeitos do tempo e clima nos monumentos e sítios arqueológicos.

DÚVIDAS TEMPORÁRIAS:
  • Onde podemos encontrar os Sítios Arqueológicos?
  • Quais os Sítios Arqueológicos em melhor conservação? Qual ação do intemperismo nas ruínas jesuíticas?
  • Que tipo de clima caracteriza os Sete Povos das Missões? Mostrou consequência em relação a conservação da arte missioneira?
  • Atualmente o que é feito para a conservação dos monumentos históricos dos Sete Povos das Misões?
  • Continua o desmoronamentos? Que projetos existem para a conservação do que restou das reduções jesuíticas?
  • Qual redução destacou-se em relação a música? Qual a origem dos instrumentos?
  • Que instrumentos eram utilizados para a produção das esculturas nas reduções?
  • Por que os santos são referência na arte missioneira?
  • Quais Sítios Arqueológicos tem museus expondo a arte misssioneira?
  • Quais são cuidados para a preservação dos monumentos e esculturas nos museus?
  • Qual o estilo artístico que corresponde  ao período das Missões?

Apresentação dos textos elaborados pelos alunos sobre o assunto:


             Onde podemos encontrar os Sítios Arqueológicos?

       Sítios Arqueológicos são lugar ou lugares aonde ficam preservados materiais cerâmicos, artefatos líticos ( ferramentas em pedras ) urnas funerárias ( objetos pra colocação dos mortos ), potes de barros para utilidades culinárias, etc...
        Em alguns dos sítios arqueológicos eram no qual qual viveram homens, que no início da nossa civilização deixaram vestígios de suas atividades.
       As cidades, templos, cemitério e túmulos antigos soterrados são mais conhecidos como sítios arqueológicos, e são protegidos pelas leis, destruí-los é crime.


NOME: Douglas M..

O Museu e os Monumentos


Podemos observar ao entrar na redução de São Miguel e também encontramos em outros museus, aparelhos eletrônicos para controlar a umidade do ambiente e das esculturas históricas que la se encontram. No museu das ruínas de São Miguel observamos as esculturas em melhores condições, que foram feitas pelos índios logo no inicio da historia com madeiras e alguns que foram feito de ferro, como o sino das igrejas como, por exemplo, os sinos da Catedral e das ruínas em São Miguel que hoje é um dos monumentos mais antigos e procurados por turista e por toda a região missioneira que visita os sítios para bater fotos ou fazer algum comentário da historia das ruínas e dos Sete povos das Missões.
As únicas heranças históricas encontradas no museu das Missões e de Santo Ângelo, deixadas para a historia e na memória da nação e da humanidade é a preservação que faz parte do patrimônio nacional, que devemos ajudar a preservar não só os que la se encontram, mas os visitantes ou qualquer um que vá visitar o sitos arqueológico de São Miguel das Missões e do museu de Santo Ângelo Custódio.



NOMES: Paola,Thais

Onde são localizados os sítios arqueológicos?

          Os sítios arqueológicos são locais onde pessoas que viveram antes do início da civilização deixaram vestígios de suas atividades.Atualmente são 406 sítios,cerca de 360 deles apresentam pinturas ruprestes,já os demais sítios são aldeias,cemitérios,acampamentos.
         Aqui em nossa região,temos o sítio arqueológico de São Miguel(é um conjunto de ruínas de sua antiga redução)nele também encontramos seu museu"Museu das Missões"(que guarda uma importante coleção de esculturas sacras dos sete povos).
         Em São João Batista seu sítio arqueológico é um conjunto de ruínas remanescentes da redução jesuítica homônima,que fazia parte dos Sete povos das Missoẽs.Está localizado no município de Entre-Ijuís.
        No sítio arqueológico de São Lourenço Mártir,é possível visitar remanescentes da igreja,do cemitério,do colégio e o espaço da quinta antiga redução,parcialmente cobertos pela vegetação.
        No sítio de São Nicolau podemos visitar,a antiga adega subterrânea dos padres e uma exposição sob os trabalhos de escavação arqueológica,executada em 1980.São Nicolau tambem possui um Museu Municipal,que foi montado em 1988,sua exposição é voltada para a cultura jesuítica-guaraní.A exposição está composta por peças encontradas durante as escavações do IPHAN,no ano de 1979.
       Os sítios arqueológicos das missões são muito importantes para a nossa história pois nos mostram a conexão do passado com o presente.

Nomes: Bruna e Andressa

Sítios Arqueológicos e Museus expondo a Arte Missioneira

A arte missioneira aqui na região é encontrada em vários lugares, a história, fatos e vestígios dos antigos habitantes das missões, sempre estiveram presentes em museus, principalmente em sítios arqueológicos.
Uma das referências é São Miguel das Miguel das Missões, que alem de fazer parte do instituto Brasileiro dos 30 maiores museus, tem importante valor histórico e cultural, situado junto ao Sítio Arqueológico da região, é considerado Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO, e reúne a maior coleção pública de imagens sacras e fragmentos missioneiros do MERCOSUL, e expondo uma rica coleção da arte barroca elaborada pelos índios Guaranis na região das missões.
     San Ignácio é outra redução indígena, alem de um município argentino. Com ruínas históricas, também declaradas Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1984.
Contendo um sítio Arqueológico possuí o maior conjunto urbano preservado das Missões e permite uma boa noção dos diversos ambientes e espaços que a constituíam as reduções Jesuítico-Guaranis (espaço central, igreja, casa dos índios, cemitérios etc.)  
Em certos momentos a sensação é de estar caminhando sobre uma cidade fantasma. Ao lado da redução também é mantido um museu com peças de artesanato esculpidas pelos
 Indígenas a trabalhos artísticos retratando o período missioneiro
Essas são duas referências de sítios arqueológicos e museus na região das missões.
Nome: Luana 


A música nas missões

A redução de São João Batista foi fundada em 1697 pelo Padre Antonio Sepp, músico além de outros oficios, fundou a melhor escola de música com atelier para a confecção de instrumentos musicais que atendiam a todas as missões.
A música teve tres momentos distintos nas missões, chocalhos e tambores eram os instrumentos utilizados antes da chegada dos jesuítas que eram executados pelos índios guarani nos seus rituais sagrados e de guerra.
O primeiro mestre musical foi um jesuíta francês,padre Louís Berger, que ensinou a música instrumental e vocal aos índios guaranis. E o padre Jean Valsseau ensinou a notação musical mais perfeita da época.
O padre Antonio Sepp que ensinou muitas das notas musicais aos nativos, além de executar vários instrumentos e fabricar diversos destes, como o órgão e a harpa.A conhecida harpa Paraguaia por Antonio Sepp na missão de São João Batista.
          Instrumentos utilizados para produção de esculturas nas reduções

As produções artísticas dos povoados missioneiros ao sul do Brasil compreende o período que envolve os séculos XVI e XVII,essas doutrinas jesuíticas guaranis se estabeleceram do lado oriental do rio Uruguai e ocupam a região noroeste do atual estado Rio Grande do Sul.
As primeiras esculturas vinham do estrangeiro,as primeiras noticias no Brasil datam o final do século XVI quando vilas já haviam estabelecido no litoral. As primeiras esculturas eram feitas com pedras e barro e madeira, algum tempo depois foram aparecendo minérios de ferro .
Hoje as esculturas ocupam aparelhos de diferentes espécies utilizando o ferro,a tinta entre outros. Ainda se vê a arte do renascimento que foi trabalhado em igrejas e para reis foi no século XVI que efetivamente ganhou respeito e fama a arte ganhou perfeição e agora não resta mais nada a não ser copiar oque já havia sido feito e foi na tentativa de fazer algo novo que nasce o barroco. Cansados da razão da harmonia e da clareza renascentista, as esculturas produzidas se voltam para a emoção, a imaginação e a tensão. Os gestos harmônicos são substituídos por gestos inesperados e fora do comum.

AMANDA JOSIANE E RENATA CATARINA