Sempre,sempre geografia! Espero sua visita e colaboração. Trocas e novidades...

Santo Ângelo " O melhor lugar que há" / Música mais popular V Canto Missioneiro

Clique aqui e escolha a sua no Site TonyGifsJavas.com.br

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Informações e fotos do Sítio Arqueológico São Lourenço Martir




Continuando o relato,  a segunda visita do dia (28/10)  foi o Sítio Arqueológico de São Luorenço, interior do município de São Luiz Gonzaga.


Já na chegada chamou a atenção a grande figueira  e a informação de que as árvores não podem ser retiradas

Considerado Patrimônio Histórico Nacional, foi a quinta redução a ser construida, hoje um local de preservação da parte construída e do meio ambiente.




Pórtico de Entrada onde situava-se uma grande escadaria sobre a qual foi construido um tablado para proteger as pedras que restaram.
    As pedras para a construção das reduções jesuitico-guaranis eram retiradas do subsolo da região. Hoje não mais é permitido a exploração. As construções arquitetadas na região que procuram reproduzir fachadas com pedra grês realizam a compra no município de Jaguari.




No sítio é possivel observar partes da estrutura e organização da redução

A natureza apresenta-se frente ao trabalho do homem
O IPHAN ( Institutodo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) vem efetivando um trabalho de fiscalização, proteção, restauração e preservação dos sítios. O trabalho é realizado de acordo com programas e projetos de parcerias para auxiliar nas ações planejadas.




Observa-se em vários locais do sítio material de apoio para preservar a estrutura e na última foto a numeração das pedras no trabalho de restauração para o encaixe na remontagem de paredes fiéis a original.
É possível observar restos da estrutura do colégio, igreja, cemitério, adegas, rede de esgoto e canalização de água.



Entrada e paredes de sala de aula. As salas de aulas eram planejadas para comportar no máximo 20 alunos com monitores para melhor controle e maior aprendizagem

Pórtico derrubado pela população pós-redução para a construção de estradas


Ruínas da adega onde armazenavam o vinho fabricado na redução




                      Estas adegas  eram escavadas e construídas com até cinco metros de profundidade.
Os pioneiros na vitivinicultura no Rio Grande do Sul foram os padres jesuítas que ensinaram o ofício aos índios guaranis.


Observamos a engenharia dos padres jesuitas nas latrinas  com canalização de água

cemitério

A flora missioneira é um conjunto de plantas formadas por ervas que constituem os campos nativos de gramíneas, arbustos e árvores esparsas, como nesta redução o umbu e figueiras.





Um dos motivos pra a reintegração da ovelha missioneira é com sua pastagem manter o sítio limpo.
as ovelhas que correm soltas no Sítio Arqueológico de São Lourenço das Missões são de raça conhecida como missioneira, criada na época da antiga redução jesuitico-guarani.Estão no local através de um projeto criado numa parceria entre a prefeitura de São Luiz Gonzaga e o IPHAN.Elas nasceram a partir de materiais genéticos armazenados no Embrapa de Pelotas e doadas por criadora de Uruguaiana.Hoje elas fazem parte da paisagem junto com o que restou das construções.




Nenhum comentário:

Postar um comentário