Sempre,sempre geografia! Espero sua visita e colaboração. Trocas e novidades...

Santo Ângelo " O melhor lugar que há" / Música mais popular V Canto Missioneiro

Clique aqui e escolha a sua no Site TonyGifsJavas.com.br

6ª série

Bom Dia
Scraps e Mensagens para Orkut

Página em construção.
Esta página será destinada aos trabalhos propostos à turma sobre o Projeto Missões no contexto histórico. Este projeto encontra-se na blog da escola: ucacatarina.blogspot.com


TAREFAS :
1- Criar um arquivo no processador de textos com o nome " Geografia - Projeto Missões" e salvar
2- Realizar as pesquisas e atividades neste arquivo que quando concluido será enviado para o e-mail a ser fornecido pela professora
3- Desenhar a estrutura das reduções jesuíticas visitadas e compará-las com a de Santo Ângelo Custódio
4- Entrevista com a população local sobre o povoamento hoje.
5- Observação e relatório do tempo, clima e ação humana nos sítios arqueológicos.

DÚVIDAS TEMPORÁRIAS:
  • Quanto a estrutura, todas as reduções têm a mesma formação?
  • Como foi o repovoamento das Missões pós reduções?
  • Quais as reservas indígenas da região? 
  • Existem pesquisas do destino dos índios guaranis que deixaram a região?
  • Será que o clima influenciou a sobrevivência nas reduções?
  • Após a guerra guaranítica, qual foi a ação humana sobre as ruínas missioneiras? 

Textos apresentados pelos alunos após pesquisa e trabalho de campo:

                          As Missões religiosas

        Para converter os povos indígenas os padres da companhia de Jesus organizaram por todo o território colonial os aldeamentos denominados Missões e reduções. As Missões foram importantes para a expansão colonial portuguesa e espanhola na América.
        Os primeiros aldeamentos foram organizados na zona litorânea. Os indígenas eram conduzidos do interior para o litoral pelos padres com a ajuda de soldados, quando resistiam eram submetidos a força.
Em contexto com as doenças trazidas pelos portugueses e o regime de trabalho imposto pelos colonizadores, os povos do interior foram dizimados.
        As Missões estiveram presentes em quase todo o território colonial,  na Amazônia . Na região sul o trabalho missioneiro foi mais intenso, muitos povos foram obrigados a abandonar seus costumes e suas crenças para seguir os dos missionarios. Foram induzidos a submeter-se a novas formas de trabalho impostas pelos jesuitas.
Aluno : Mikael G. de Oliveira
6ª série T 61

Os diferentes trabalhos realizados nas reduções jesuíticas / Divisão do trabalho

Toda a população missioneira trabalhava para o bem comum nas reduções sem receber remuneração alguma. A divisão sexual do trabalho excluía as mulheres das oficinas, competindo a elas os trabalhos de horticultura, a cozinha, confecção de cerâmica, além de tecelagem dos tecidos de algodão e que servia de veste aos guaranis.
Por não manusearem instrumentos como as ferramentas existentes nas oficinas, respeitando a divisão sexual do trabalho e dos espaços, as mulheres realizavam seus labores manuais em outro local da redução, o  cotiguaçu ( conjunto de salas com um pátio interno onde residiam as viúvas e os órfãos). Competiam a estas índias o trabalho de fiação e tecelagem de algodão, matéria-prima das vestimentas missioneiras.
A organização do trabalho, principalmente a existente nas oficinas guardava grande semelhança com a organização das similares existentes no modelo europeu, apresentando uma estrutura hierárquica de aprendizes, oficineiros e mestres (alcaide) e a propriedade comunitária das  ferramentas de trabalho.

Tainara Aparecida M. Marques T. 61

Economia

Em 1682, os padres jesuítas voltaram para o lado oriental do rio Uruguai, e fundaram os Sete Povos das Missões: São Borja (1682); São Nicolau (1687); São Luiz Gonzaga ( 1687); São Miguel (1687); São Lourenço (1690); São João Batista (1697); e santo Ângelo ( 1706-1707).
As reduções formaram progressivas comunidades, alcançando notável desenvolvimento econômico e cultural. A regra da convivência era a solidariedade. O regime econômico era o comunitarismo e a maior parte da propriedade era coletiva.
 Os índios sob orientação dos jesuítas desenvolveram vários ofícios, entre eles a metalurgia, a tipografia, as artes, e os desenvolviam progressivamente, seu destino era traçado nas cortes da Europa.


Rafaela Morais   T 61

Os alimentos mais produzidos nas reduções eram o trigo, a mandioca, a erva-mate, o milho, o algodão, o gado, legumes e frutas.
As atividades econômicas eram livres e ao mesmo tempo dirigida livre, porque eram os índios que cuidavam das plantas, dirigida porque quem cuidava do armazenamento dos alimentos era o cacique e os jesuítas, para consumo próprio da redução ou para comercializa-los.
Para fundar a redução observa-se que a terra fosse fértil para produção dos alimentos e também adequada para a criação de gado.
Também foram desenvolvidas atividades onde trabalhavam pintores, escultores, sapateiro, alfaiates, pedreiros, oleiros, fabricantes de instrumentos...
Os principais produtos comercializados eram o couro, fumo,pele, madeira, mel, frutas, mulas, cavalos e outros que eles compravam dos espanhóis tais como : ouro, cobre, prata, aço,, ferramentas, anzóis, agulhas, arados, seda,tesoura, papel, sal.

Diosefer Carneiro T61


Colonização pós reduções

De 1801 a 1828, a destruição dos povos missioneiros foi praticamente total. Esta região começou a ser repovoada com os índios , espanhóis e portugueses e seus escravos negros que começaram a chegar aqui. Como vinham poucas mulheres junto com os portugueses e negros foi o ventre das índias, o “sementeiro da nova população”.
Todo o processo pós Missões de ocupação do território na região missioneira aconteceu inicialmente na região dos campos, vinculada a economia do gado. Somente no final do séc. XIX, iniciou o processo de colonização das matas.
As famílias alemãs começaram a chegar das colônias velhas, poucos anos antes de 1900 e foram abrindo colônias novas das quais se originaram várias cidades.
Os imigrantes ( alemães, italianos e poloneses) além de desenvolverem a agricultura de subsistência, possuíam espírito empreendedor e habilidades para a indústria e o comércio. Foram surgindo marcenarias, ferrarias, moinhos de esmagamento de grãos e casas comerciais que deram origem a maioria das empresas que existem atualmente.
No início dos anos 50, descendentes de italianos e alemães chegaram de outras regiões do estado, arrendaram campos e os transformaram em grandes empresários rurais e urbanos, com lojas de comercialização de fertilizantes e de maquinas agrícolas.
No início dos anos 70, outro produto vai impulsionar a economia regional, a soja.
Dos antigos Sete Povos jesuítico-guaranis que ficaram no Rio Grande do Sul, São Miguel se destaca por apresentar o maior número de estruturas e em melhor conservação d, tanto que foi declarado Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade em 1983. da antiga redução ainda são visíveis as fundações do colégio, oficinas, do cemitério, do cotiguaçu, das casas dos índios, bem como a igreja.


Derik B Freitag  T61