Sempre,sempre geografia! Espero sua visita e colaboração. Trocas e novidades...

Santo Ângelo " O melhor lugar que há" / Música mais popular V Canto Missioneiro

Clique aqui e escolha a sua no Site TonyGifsJavas.com.br

5ª série



Página em construção.
Esta página será destinada aos trabalhos propostos à turma sobre o Projeto Missões no contexto histórico. Este projeto encontra-se na blog da escola: ucacatarina.blogspot.com



TAREFAS :
1- Criar um arquivo no processador de textos com o nome " Geografia - Projeto Missões" e salvar.
 2- Realizar as pesquisas e atividades neste arquivo que quando concluido será enviado para o e-mail a ser fornecido pela professora
3- Fazer anotações da palestra da guia durante o passeio.

DÚVIDAS TEMPORÁRIAS:
  • Como ocorreu a formação dos Sete Povos das Missões?
  • Qual a diferença entre aldeia e redução?
  • De onde vieram e como eram trazidas as pedras usadas na construção das reduções Jesuíticas?
  • O que era ensinado nas oficinas das reduções?
  • A água nas reduções, de onde vinha?
  • Como era a alimentação nas reduções e como eram armazenadas? Quais as bebidas?
  • Qual a importância das plantas na produção dos remédios? Quais os principais remédios? Hoje ainda são utilizados?
  • Que tipo de vegetação- as plantas- que destacavam-se na região das Missões?
 
Textos postados pelos alunos


Como era o armazenamento da bebida
nas reduções jesuíticas


As bebidas eram armazenadas nas adegas das reduções .Tinham vários tipos de bebidas (inclusive alucinógenas ):O vinho que era feito com a uva das reduções,uma espécie de guarapa feito de milho e mandioca fermentado com folha de coca,chá feito com erva-mate.
As adegas eram grandes e profundos espaços cobertos onde os jesuítas guardavam os alimentos e principalmente o vinho.
Nas festividades dos indígenas eles usavam bebidas alucinógenas,ficavam revoltados e destruíam algumas construções. Os padres resolveram proibir algumas bebidas .Os índios não podiam beber o vinho por que era usado nas missas.
Nome:Carolina Ribeiro
Turma:54
Data:01.11.11


ALIMENTAÇÃO DOS INDÍGENAS NAS ALDEIAS
Os povos indígenas gastam seu tempo em atividades para a alimentação eles produzem suas plantações , utilizavam-se da caça e pesca, criavam animais como galinha ,porcos ,etc faziam também coletas de fruta no mato .Além de produzir alimentos produzem também ferramentas e os utensílios como canoas ,cestos flechas entre outros necessários para realizações de tarefas.
Para a realizações dessas tarefas eles precisavam conhecer bastante a região onde viviam.
Nome: LILIANE FAGUNDES DA ROSA
Turma:54
Data:01.11.11

O que eram ensinadas nas oficinas jesuíticas

Além dos trabalhos na terra os índios produziam nas reduções jesuíticas em suas oficinas, instrumentos, utensílios e roupas. Ao nascer do sol com as orações matinais começava a rotina da redução.
Música, canto, danças, teatro, desenho, pintura e escultura foram os recursos usados pelos padres como apoio a catequese. Desde pequenos alguns índios aprendiam a tocar e a fabricar instrumentos musicais copiados de origem européia.
Os guaranis tinham capacidade para criar, eram escultores, cantores, músicos, impressores, pedreiros e ferreiros em cujos trabalhos era evidenciado a presença cultural indígena na produção.
Os guaranis tiveram como mestres muitos jesuítas de formação sólida nas ciências e nas artes. Entre os que se destacavam estava o Padre Antônio Sepp que incentivou a música, a botânica e iniciou a fundição de ferro. O Padre José Basanell, arquiteto responsável pelas obras da igreja de São Miguel Arcanjo.
Imprimiam livros, criavam instrumentos musicais, esculturas e pinturas, também o relógio do sol e sinos para as igrejas, tudo aprendiam nas oficinas das reduções jesuíticas.


Vitória Caroline
5ª série
Turma 54


A água nas reduções Jesuíticas.

A FONTE MISSIONEIRA: a fonte missioneira foi descoberta em,1982 e restaurada em 1983 está localizada a 1 km do Sitio Arqueológico São Miguel Arcanjo. Além desta fonte estaria outras que abasteciam a redução .
A água colhida nesta fonte,segundo os moradores da região , eram dali que os índios guaranis retiravam água para suas necessidades , motivo pelo qual segundo cálculos a vertente Missioneira fornece água há mais de trezentos anos.
Era um local onde os índios buscavam água e atualmente estão fazendo escavações arqueológicas para encontrar mais vestigios.
Acredita-se que há mais fontes no entorno da cidades as quais estariam
enterradas.

NOME:BRUNA PEUKERT
TURMA:54
SÉRIE:5 SÉRIE
PROFESSORA:MARISTELA
DISCIPLINA:GEOGRAFIA
DATA:01-11-11



                             As  pedras utilizadas  na construção das reduções  
                              
  A pedra itacuru foi utilizada na construção de muitos dos monumentos, fornecia também matéria prima para a fabricação de ferro em alguns povoados.Elas eram retiradas do subsolo da região. Hoje é proibido a exploração, buscam-se pedras na região de Jaguari para usar nas construções que retratam a arquitetura das reduções.
  As construções eram feitas de pedra ou de tijolos de pedra chamados ardumes, cobertas de telhas de barro, todas possuíam alpendres e os prédios comunais tinham grandes pátios internos.
   E algumas pedras ainda estão  na frente da Catedral Angelopolitana de Santo Ângelo dos dois lados para todo mundo ver.

Turma :54
Serie : 5ª  
Professora:Maristela Marasca
Diciplina:geografia
Nome :  João Vanoe dos Santos Godoi   


Porque foram reintroduzidas as ovelhas nas Missões As ovelhas que correm soltas pelo Sitio Arqueológico de São Lourenço das missões também ajudam a contar a história que se passou no lugar São Lourenço. São 30 animais da raça conhecida como missioneira criada na época da antiga reduções jesuítica-guarani.Hoje elas ajudam com sua pastagem a manter o Sítio, poupando mão de obra para amanutenção. As ovelhas estão aqui 14 anos através de um Projeto criado a partir de materiais genericos armazenados na Embrapa de Pelotas e hoje fazem parte da paisagem junto com a que restos das construções. A história de um povo preservado só mais de 300 anos.

Em 1690 quando os padre Bernardo de La veja fundou a redução de São Lourenço Mártir, da redução de Santa Maria maior, lá na Argentina ele trouxe 3512 índios. Já no começo 823 familiar formaram o quinto povoado missioneiro no RS. A reduçoes tinham a praça ao centro e a igreja como principal construção. As poucasparedes ainda intactas dão a dimensão da grandiosidade dos templos religiosos, um prédio com aproximadamente 80 metros de comprimento e 40 de largura.

Marcelo Somavila da Silva
Daniel M. Lemes
T 54
5ª série
Geografia