Página em construção.
Esta página será destinada aos trabalhos propostos à turma sobre o Projeto Missões no contexto histórico. Este projeto encontra-se na blog da escola: ucacatarina.blogspot.com
TAREFAS :
1- Criar um arquivo no processador de textos com o nome " Geografia - Projeto Missões" e salvar.
2- Realizar as pesquisas e atividades neste arquivo que quando concluido será enviado para o e-mail a ser fornecido pela professora
3- Fazer anotações da palestra da guia durante o passeio.
3- Fazer anotações da palestra da guia durante o passeio.
DÚVIDAS TEMPORÁRIAS:
- Como ocorreu a formação dos Sete Povos das Missões?
- Qual a diferença entre aldeia e redução?
- De onde vieram e como eram trazidas as pedras usadas na construção das reduções Jesuíticas?
- O que era ensinado nas oficinas das reduções?
- A água nas reduções, de onde vinha?
- Como era a alimentação nas reduções e como eram armazenadas? Quais as bebidas?
- Qual a importância das plantas na produção dos remédios? Quais os principais remédios? Hoje ainda são utilizados?
- Que tipo de vegetação- as plantas- que destacavam-se na região das Missões?
Textos postados pelos alunos
Como era o armazenamento da bebida
nas reduções jesuíticas
As bebidas eram armazenadas nas adegas das reduções .Tinham vários tipos de bebidas (inclusive alucinógenas ):O vinho que era feito com a uva das reduções,uma espécie de guarapa feito de milho e mandioca fermentado com folha de coca,chá feito com erva-mate.
As adegas eram grandes e profundos espaços cobertos onde os jesuítas guardavam os alimentos e principalmente o vinho.
Nas festividades dos indígenas eles usavam bebidas alucinógenas,ficavam revoltados e destruíam algumas construções. Os padres resolveram proibir algumas bebidas .Os índios não podiam beber o vinho por que era usado nas missas.
Nome:Carolina Ribeiro
Turma:54
Data:01.11.11
ALIMENTAÇÃO DOS INDÍGENAS NAS ALDEIAS
Os povos indígenas gastam seu tempo em atividades para a alimentação eles produzem suas plantações , utilizavam-se da caça e pesca, criavam animais como galinha ,porcos ,etc faziam também coletas de fruta no mato .Além de produzir alimentos produzem também ferramentas e os utensílios como canoas ,cestos flechas entre outros necessários para realizações de tarefas.
Para a realizações dessas tarefas eles precisavam conhecer bastante a região onde viviam.
Nome: LILIANE FAGUNDES DA ROSA
Turma:54
Data:01.11.11
O que eram ensinadas nas oficinas jesuíticas
Além dos trabalhos na terra os índios produziam nas reduções jesuíticas em suas oficinas, instrumentos, utensílios e roupas. Ao nascer do sol com as orações matinais começava a rotina da redução.
Música, canto, danças, teatro, desenho, pintura e escultura foram os recursos usados pelos padres como apoio a catequese. Desde pequenos alguns índios aprendiam a tocar e a fabricar instrumentos musicais copiados de origem européia.
Os guaranis tinham capacidade para criar, eram escultores, cantores, músicos, impressores, pedreiros e ferreiros em cujos trabalhos era evidenciado a presença cultural indígena na produção.
Os guaranis tiveram como mestres muitos jesuítas de formação sólida nas ciências e nas artes. Entre os que se destacavam estava o Padre Antônio Sepp que incentivou a música, a botânica e iniciou a fundição de ferro. O Padre José Basanell, arquiteto responsável pelas obras da igreja de São Miguel Arcanjo.
Imprimiam livros, criavam instrumentos musicais, esculturas e pinturas, também o relógio do sol e sinos para as igrejas, tudo aprendiam nas oficinas das reduções jesuíticas.
Vitória Caroline
5ª série
Turma 54
A água nas reduções Jesuíticas.
A FONTE MISSIONEIRA: a fonte missioneira foi descoberta em,1982 e restaurada em 1983 está localizada a 1 km do Sitio Arqueológico São Miguel Arcanjo. Além desta fonte estaria outras que abasteciam a redução .
A água colhida nesta fonte,segundo os moradores da região , eram dali que os índios guaranis retiravam água para suas necessidades , motivo pelo qual segundo cálculos a vertente Missioneira fornece água há mais de trezentos anos.
Era um local onde os índios buscavam água e atualmente estão fazendo escavações arqueológicas para encontrar mais vestigios.
Acredita-se que há mais fontes no entorno da cidades as quais estariam
enterradas.
NOME:BRUNA PEUKERT
TURMA:54
SÉRIE:5 SÉRIE
PROFESSORA:MARISTELA
DISCIPLINA:GEOGRAFIA
DATA:01-11-11
As pedras utilizadas na construção das reduções
A pedra itacuru foi utilizada na construção de muitos dos monumentos, fornecia também matéria prima para a fabricação de ferro em alguns povoados.Elas eram retiradas do subsolo da região. Hoje é proibido a exploração, buscam-se pedras na região de Jaguari para usar nas construções que retratam a arquitetura das reduções.
As construções eram feitas de pedra ou de tijolos de pedra chamados ardumes, cobertas de telhas de barro, todas possuíam alpendres e os prédios comunais tinham grandes pátios internos.
E algumas pedras ainda estão na frente da Catedral Angelopolitana de Santo Ângelo dos dois lados para todo mundo ver.
Turma :54
Serie : 5ª
Professora:Maristela Marasca
Diciplina:geografia
Nome : João Vanoe dos Santos Godoi
Porque foram reintroduzidas as ovelhas nas Missões As ovelhas que correm soltas pelo Sitio Arqueológico de São Lourenço das missões também ajudam a contar a história que se passou no lugar São Lourenço. São 30 animais da raça conhecida como missioneira criada na época da antiga reduções jesuítica-guarani.Hoje elas ajudam com sua pastagem a manter o Sítio, poupando mão de obra para amanutenção. As ovelhas estão aqui 14 anos através de um Projeto criado a partir de materiais genericos armazenados na Embrapa de Pelotas e hoje fazem parte da paisagem junto com a que restos das construções. A história de um povo preservado só mais de 300 anos.
Em 1690 quando os padre Bernardo de La veja fundou a redução de São Lourenço Mártir, da redução de Santa Maria maior, lá na Argentina ele trouxe 3512 índios. Já no começo 823 familiar formaram o quinto povoado missioneiro no RS. A reduçoes tinham a praça ao centro e a igreja como principal construção. As poucasparedes ainda intactas dão a dimensão da grandiosidade dos templos religiosos, um prédio com aproximadamente 80 metros de comprimento e 40 de largura.
Marcelo Somavila da Silva
Daniel M. Lemes
T 54
5ª série
Geografia